applicando

O que é Notificação Push? Como usar?

Escrito em 08/10/2018
Thiago Almeida

Como usar as notificações push

Primeiro é importante saber o real significado do termo Notificações Push, ou na integra Push Notification, na tradução do Inglês Push significa Empurrar e Notification, Notificação, mas a tradução correta é Mensagem Empurrada. E seguindo exatamente a tradução,

Notificações push permitem que o aplicativo notifique os usuários de novas mensagens ou eventos sem a necessidade de abrir o aplicativo, basta o usuário ter o App Instalado em seu Smartphone, da mesma forma que uma mensagem de texto, a notificação fará um som e um pop up na tela dos usuários. Esta é uma ótima forma para interagir com os seus usuários e uma excelente ferramenta de engajamento porque geram um impacto imediato no usuário ao ponto de pararem a tarefa que estavam empenhados para ler o texto da Notificação Push.

Os aplicativos desenvolvidos pela Applicando, a Primeira Franquia de Criação de aplicativos do Brasil contam com uma excelente quantidade de Notificações para através do nosso Back Office você enviar as notificações para o usuário final.

Com os nossos aplicativos você pode enviar 500.000 notificações push por mês (= 1 Notificação por mês, se você tem 500.000 usuários, 10 notificações por mês se você tiver 50 000 usuários, 100 notificações por mês se você tem 5 000 usuários, etc.)

Se você tiver atingido sua cota de notificação push, você pode adicionar notificações suplementares, entrando em contato com Franqueado Applicando ele irá te auxiliar na aquisição de mais Notificações Push

Agora é importante saber que, mesmo sendo uma ferramenta poderosa de comunicação e engajamento do usuário do seu App, existe um limite do bom senso, este limite deve ser definido por você administrador do seu App feito pela Applicando.

Quando você envia muitas notificações push isto acaba gerando um incomodo para o usuário final, gerando até mesmo Avaliações negativas nas lojas de aplicativos como Google Play e App Store, chegando também a gerar desinstalação do aplicativo pelo usuário final!

Então antes de enviar considere alguns pontos que colocamos abaixo:

  1. Envie frases curtas; que permitem a leitura mesmo com a tela do Smartphone bloqueada, isto irá facilitar o usuário fazer a leitura e caso haja o interesse no conteúdo ele continuará desbloqueando o smartphone e sendo direcionado para o seu aplicativo, lembre-se que o limite de texto de uma notificação é de 130 caracteres.

Importante: Somente os usuários que tenham concordado em receber notificações push ao instalar seu aplicativo irão receber as mensagens.

  1. Defina uma ação ao abrir as notificações

Ao formatar o envio da notificação no seu Back Office Applicando você pode determinar a ação que acontecerá quando a notificação push for aberta.

Por exemplo :

– Abrir o aplicativo: o usuário acessará à página de boas vindas do aplicativo, ou o cardápio, ou calendário de eventos, você pode escolher qual seção do App ele será direcionado.

– Abrir um link externo: o usuário acessará o navegador interno do aplicativo, onde o link indicado será aberto, pode ser um site de um parceiro ou até mesmo um artigo no seu Blog.

– Imagem ou Video: o usuário acessará diretamente a imagem ou vídeo que podem estar em um ambiente externo exemplo Youtube, ou no próprio aplicativo.

  1. Programe os envios

Você tem a opção de enviar uma notificação push imediatamente ou agendá-la.

Isto permite você utilizar esta ferramenta em situações de emergência, exemplo: Informando aos seus clientes que o seu restaurante não funcionará em determinado horário, ou programar os envios com o cardápio da semana, deixando sempre o disparo das notificações para ocorrerem sempre 1 hora antes do horário do almoço.

Atenção, este tipo de notificação deve ser agendada com pelo menos 24 horas de antecedência! Não é possível marcar uma notificação push de hora local para o mesmo dia.

  1. Segmentação de usuários

Você tem a opção de enviar a sua notificação a todos os seus usuários, ou também enviá-las com base em critérios precisos.

Você também pode selecionar os usuários de acordo com o modo de uso de seu aplicativo:

– Usuários que abriram o seu aplicativo em um determinado número de vezes nos últimos 30 dias

– Usuários que ainda não instalaram a atualização mais recente do seu aplicativo

– Usuários que nunca receberam uma notificação push de você

– Usuários que configuraram o seu dispositivo em um determinado idioma

3 opções permitem que você faça uma seleção entre os seus destinatários com base em sua localização geográfica, sua utilização do aplicativo e o tipo de dispositivo que estão usando.

* Segmentação por dispositivo:

Esta funcionalidade permite que você selecione os usuários de acordo com o tipo de dispositivo e software que eles estão usando:

– Um modelo do smartphone específico

– IOS ou Android software e/ou qual versão específica do software

* Segmentação Geolocalizada:

Geolocalização permite enviar notificações push para os usuários de um país ou cidade específica (assim como os arredores dessas cidades).

Para isso, digite o nome da cidade ou do país no campo de pesquisa.

Você pode definir a zona geográfica onde a notificação será enviada desenhando um círculo, um quadrado, ou um polígono no mapa.

Atenção: Os usuários não serão alvo de notificações geolocalizadas a menos que tenham ativado os serviços de localização em seu dispositivo.

Siga estas dicas e você fará bom uso desta ferramenta no seu Back Office Applicando.

Falando ainda de Notificações Push é impossível não falarmos de Geofence e iBeacons, mas este assunto fica para o próximo artigo!

Pense Mobile!

Thiago Almeida