applicando

10 motivos para criar um aplicativo para sua empresa

Escrito em 12/12/2018
Thiago Almeida

Todos podemos observar que a tecnologia tomou conta da vida das pessoas em todos os lugares do mundo, e no Brasil não é diferente, tornando a relação humana cada vez mais fácil e desafiadora. Desta forma as pessoas se tornaram dependentes dos seus aparelhos celulares, chegando ao absurdo de uma pessoa não conseguir viver sem eles, ou até mesmo sofrer de ansiedade quando a bateria do mesmo esta para acabar.

Neste cenário atual podemos enxergar que o maior beneficiado com isso seja o aplicativo. Se você andar pelas ruas ou nos transportes públicos como metrô e ônibus, certamente você encontrará alguém com a cabeça para baixo, olhando o celular e acessando algum aplicativo. E não necessariamente precisa ser num smartphone, ele poderá acessar através de tablets, iPad, entre outros dispositivos. E, outra grande certeza que se tem é que esta pessoa esta consumindo, seja comprando um produto ou serviço, créditos para jogos, ou consumindo informação.

Para confirmar a influência que os aplicativos tem, basta analisar os números. Segundo a Teleco, em janeiro do ano de 2017, existiam 243,4 bilhões de aparelhos celulares no Brasil, dando uma média de 117,65 celulares por pessoa. E, só no ano de 2015, houve um aumento de 58% na utilização de aplicativos, numa comparação feita com o ano de 2014.

O que pode explicar este fenômeno é a facilidade de obter informações e a possibilidade de acessar tudo com apenas um toque que fizeram com que as pessoas aderissem em grande número ao mercado mobile.

Com isso, você, empresário, deve se perguntar: investir ou não em um aplicativo móvel para o seu negócio?

Segundo a Revista Exame, o Brasil é o sexto maior mercado mundial de smartphones. Ainda nesta pesquisa, viu-se que 51% dos brasileiros que possuem um smartphone já realizaram alguma compra através dele. Com o passar dos anos, maior é o número de pessoas que utilizam os aplicativos e, consequentemente, maior é o número de pessoas realizando compras pelos aplicativos.

Dessa forma, os aplicativos se tornaram a ponte que liga, de forma mais fácil, os usuários às marcas. Com eles, o usuário possui um canal de comunicação direta com a empresa que ele gosta.

Um aplicativo possui diversas funcionalidades, fazendo com que o usuário se mantenha sempre conectado e informado sobre as novidades da empresa, através de interações no aplicativo e notificações push enviadas para os usuários que baixaram o aplicativo.

Com isso, o empresário, quando cria um aplicativo para a sua empresa, deve pensar em um programa de fidelidade para quem utiliza o seu aplicativo, oferecendo descontos ou acumulando os pontos para quem for um usuário recorrente. Isso pode ser feito através de um qrcode no estabelecimento onde o usuário abre o leitor no aplicativo e válida o seu ponto.

É através do aplicativo que os usuários irão buscar informações sobre a sua empresa.

Dessa forma, este artigo tem o objetivo de listar 10 motivos para criar um aplicativo para sua empresa.

1 – Fidelizar o cliente;

Um dos grandes motivos para se criar um aplicativo para a sua empresa é que, quando um usuário baixar o seu aplicativo, ele estará sempre engajado com a sua marca, quando quiser resolver algo, contratar serviços que a sua empresa oferece ou até mesmo acompanhar o conteúdo que você criar para o seu mercado. Com isso, o acesso a informações da sua empresa esta há apenas um toque na tela do celular, te colocando em uma posição privilegiada com relação aos seus concorrentes.

2 – Promover;

Para aumentar a popularidade do seu aplicativo, uma das melhores formas é promover promoções para os usuários. de forma que você disponibilizará cupons de descontos exclusivos para quem baixar o aplicativo, fazendo com que esta seja uma das grandes estratégias de engajamento e prospecçao de novos usuários para o seu aplicativo. Promoções surpresas e exclusivas, informando aos usuários através de notificações também ajudam a aumentar as conversões de vendas, pois o cliente entenderá que ele tem vantagens em manter o aplicativo instalado em seu celular.

3 – Comunicar-se com os clientes;

Criando um aplicativo para o seu negócio, você terá criado um canal direto de comunicação com a sua empresa, diminuindo o risco de reclamações e posts indesejados que podem manchar a sua marca nas redes sociais. além disto, você pode fazer uso das notificações push, esta ferramenta permite você se comunicar com maior facilidade com os clientes, sobre promoções, ofertas, dias de funcionamento fortalecendo ainda mais a lembrança da sua marca na memória do cliente final.

4 – Eventos;

Com o aplicativo, todos os passos da sua empresa ficarão mais fáceis de serem divulgados. Seja para informar um evento promovido por ela, ou que está sendo sediado por ela. Com as notificações, o usuário irá receber na sua tela um chamado do aplicativo de forma instantânea, informando sobre todos os seus eventos e os detalhes do mesmo.

5 – Manuais de uso e orientações;

Com o aplicativo, você pode disponibilizar para os usuários e compradores dos seus produtos ou serviços, manuais, pdf’s, orientações necessárias para o uso, montagem ou aplicação deste produto ou serviço, além de criar um canal exclusivo para processos de trocas de produtos ou aberturas de chamados para reposição.

6 – Novidades;

Através de um aplicativo a sua empresa poderá informar, em primeira mão, aos seus usuários, o lançamento de um produto ou serviço. Com isso, você poderá convidá-los a conhecer a novidade pessoalmente, podendo informá-los sobre os atributos e as vantagens que essa novidade estará trazendo, tudo isso através do aplicativo.

7 – Pesquisa e Ouvidoria;

Através de um canal de sugestões, ou uma pesquisa de satisfação a sua empresa poderá ter a oportunidade de melhorar os serviços prestados através de um canal direto com o consumidor. Dessa forma, será possível você saber o que o usuário gostou e o que ele não gostou. Isso fará com que o usuário tenha confiança na empresa, já que estará percebendo o compromisso da empresa com a melhoria dos seus serviços ou produtos.

8 – Fácil acesso ao conteúdo;

Através do aplicativo, o usuário terá acesso ao conteúdo presente durante 24h do dia, possibilitando que o usuário posso fazer interações ou tirar dúvidas através de uma base de conhecimento, mesmo nos dias e horários que o seu negócio estiver fechado!

9 – Aproximação do cliente;

A criação do aplicativo fará com que o usuário fique mais próximo da sua empresa e, com isso, ele conseguirá fazer reservas, agendar visitas, tirar dúvidas e informar até mudanças.

10 – Midia;

No aplicativo, você terá possibilita o usuário a ter acesso ao que saiu na mídia relacionado a você. Com isso, você conseguirá fazer com que os usuários tenham acesso às notícias, artigos, matérias e fotos.

E essa divulgação é extremamente importante, pois a transparência é primordial para que a empresa consiga ter uma boa aceitação nos dias de hoje.

Espero que estes tópicos te ajudem na tomada de decisão para criar um aplicativo para o seu negócio!

A Applicando é a primeira Franquia de desenvolvimento de aplicativos do Brasil, e tem mais de 25 unidades espalhadas pelo Brasil e uma base no Estados Unidos, você pode acessar o site e ver qual a unidade mais próxima da sua empresa para começar hoje mesmo o processo de criação do seu aplicativo!

Ótimos negócios e, Pense Mobile!