10 Estratégias de Marketing para Aplicativos

10 Estratégias de Marketing para Aplicativos

Escrito em 13/02/2020
EDUARDO LEITE

Seu aplicativo pode ser algo que você trabalhou duro para atender a uma necessidade do mercado e lucrar com isso. Ou pode ser uma parte crítica de sua estratégia geral de marketing que você precise obter bons dados acionáveis ​​do usuário e direcioná-los para uma pesquisa de mercado mais eficaz. Qualquer que seja o motivo pelo qual você criou seu aplicativo, uma coisa é certa: para que ele seja bem-sucedido, ele deve ser usado.

Isso significa criar uma estratégia eficaz para o marketing de aplicativos. Você não pode confiar apenas no boca a boca como o único veículo para promover seu aplicativo. Você precisa entender e explorar o mercado móvel e usar as técnicas de marketing certas para levar as pessoas a querer, usar e falar sobre seu aplicativo. Então, como você implementa melhores táticas?

1. Pesquise seu público

Tudo começa com uma boa ideia de quem é o aplicativo. Se você não sabe quem deve se beneficiar mais com o uso do seu aplicativo, como essas pessoas devem saber sobre ele? Você precisa ser claro sobre seu público e direcionar seus esforços de marketing para eles.

Conheça o seu grupo demográfico. Idade, estilo de vida, hábitos de consumo, lazer, quaisquer outros fatores que permitam entender para quem você está vendendo. Não tente lançar a rede o mais ampla possível e diga que o aplicativo é para todos. Um aplicativo popular entre estudantes universitários pode não necessariamente atrair os aposentados.

2. Entenda seus concorrentes

Você também deve observar o que seus concorrentes estão fazendo e ver o que funcionou e, talvez ainda mais importante, o que não funcionou para eles. Nada prejudicará sua estratégia de marketing de aplicativos mais do que ser visto como uma imitação ou estar “atrasado para a festa” com algo semelhante.

Da mesma forma, se você está planejando um aplicativo e vê que um de seus concorrentes já tentou comercializá-lo de uma maneira específica e falhou, por que você gostaria de julgar a mesma falha?

Conhecer o seu mercado não é apenas conhecer o seu público, mas também saber o que seus colegas e concorrentes estão fazendo para que você possa permanecer relevante e original.

3. Mercado Antecipado

Embora você possa iniciar sua estratégia de marketing de aplicativos apenas quando o aplicativo estiver disponível e no mercado, geralmente é melhor começar mais cedo do que isso. Dependendo da confiança que você sente, você pode até começar enquanto o software está em desenvolvimento, liberando coisas como diários de desenvolvimento de vídeo ou interagindo com clientes em potencial nas mídias sociais, executando pesquisas e pesquisas para ver quais recursos eles gostariam de ver incorporados .

À medida que a data de lançamento se aproxima, você pode começar a aumentar seus esforços de marketing de aplicativos com teasers, como trailers e outras pequenas propagandas em vídeo que ajudam a aumentar a curiosidade e a conscientização. Obviamente, o objetivo aqui não é revelar muito, mas começar a aumentar o interesse e a conscientização para um esforço de marketing mais concertado posteriormente.

4. Prepare seu kit de imprensa e outros materiais

Você precisará garantir que, dependendo do seu nível de marketing, você tenha kits de impressão físicos e eletrônicos disponíveis para os grupos de imprensa e promoção relevantes. Compile sua lista de grupos de mídia, blogueiros e outros nomes e personalidades mais prováveis, e verifique se o kit de imprensa e os materiais de lançamento cobrem todos os pontos importantes e importantes do aplicativo.

Verifique se você possui um sistema para enviá-las rapidamente aos grupos da sua lista e responder a outras pessoas que solicitarem um PK ou EPK para maximizar sua cobertura da mídia. Quanto mais pessoas obtiverem as informações relevantes, mais trabalho elas farão por você.

5. Otimize sua página da App Store

Otimize sua página da App Store

A otimização de suas páginas nas lojas de aplicativos é uma estratégia fundamental e fundamental. Mais de 50% das pessoas que descobrem um aplicativo na loja iOS ou Google Play o fizeram como resultado da navegação na própria loja de aplicativos. Assim, da mesma maneira, que seu site é essencialmente o equivalente digital da sua loja, e deve ser tratado dessa maneira com relação a boas-vindas aos clientes, sua página da loja de aplicativos é o seu produto na prateleira, tentando se distinguir de todas as outras concorrentes. produtos.

Você deve criar uma página de loja eficaz. Pense com cuidado no título, ajuste sua descrição para torná-lo o mais simples, mas atraente possível. Crie um ícone atraente e agradável. Use capturas de tela que transmitam os pontos de venda e os benefícios do aplicativo. Gaste o máximo de tempo possível com todos esses fatores, pois eles podem fazer a diferença entre uma compra por impulso e passar para o próximo aplicativo.

6. Obtenha revisões

Mesmo que você precise tornar as páginas da sua loja de aplicativos o mais atraente possível, não presuma que, apenas porque você possui, você tem uma venda. A maioria das pessoas, depois de ouvir sobre um aplicativo e até chegar ao ponto de check-out, deseja saber o que os outros pensam sobre ele. Comentários são uma parte crítica desse processo.

Não é incomum que os clientes pesquisem suas compras, e os aplicativos não são exceção. Se você criou um aplicativo que sabe que muitas pessoas vão gostar ou achar útil, incentive as pessoas a dizer isso. Seu próprio marketing e promoção dos benefícios de um produto são importantes, mas as pessoas já esperam que você, o desenvolvedor, promova seu produto.

No entanto, um terceiro independente, como uma revisão aleatória do usuário ou mesmo uma revisão profissional e informada de um site com foco ou conhecimento do que o aplicativo fornece, empresta muito mais peso do que uma “promoção tendenciosa” do desenvolvedor de software. Entre em contato com clientes e revisores e obtenha essas críticas positivas alinhadas.

7. Mídia Social

Embora não seja tão aprofundada quanto um artigo ou uma revisão escrita de postagem de blog, as mídias sociais ainda podem ter um efeito enorme em sua sorte e na popularidade do seu aplicativo. Uma mistura de publicidade direcionada e deliberada em plataformas de mídia social como Facebook Ads e Twitter Ads sempre deve ser combinada com métodos mais tradicionais de “boca a boca”, como promover e reposicionar pessoas que usam o aplicativo.

Quando as pessoas começam a falar sobre um aplicativo, essas pessoas e seus seguidores começam a ganhar força. Obtenha tração suficiente e seu aplicativo agora ganha mais visibilidade, especialmente se isso for combinado com o uso efetivo das mídias sociais, como hashtags.

8. Use influenciadores

Os influenciadores, também chamados de líderes de opinião, são apenas a versão mais recente – e muito mais acessível – do endosso tradicional de celebridade. Apenas em vez de precisar convencer um atleta ou estrela de cinema conhecido a usar e falar sobre seu produto para um anúncio comercial ou impresso de 30 segundos, você obtém um notável YouTube, Twitter, Switch ou outro influenciador da plataforma de mídia social para promover seu produto .

Este anúncio patrocinado pode estar na forma de uma postagem no blog, um vídeo no YouTube, um Tweet no Twitter ou fotos no Instagram. O importante, no entanto, é que alguém com milhares ou mesmo dezenas ou centenas de milhares de seguidores esteja promovendo seu aplicativo diretamente para os seguidores deles. A única coisa que exerce mais influência boca a boca do que uma referência positiva de alguém que um cliente conhece é a mesma coisa de alguém que é bem conhecido e admirado. Realizar acordos com influenciadores geralmente é muito mais barato do que garantir o apoio de uma celebridade, mas pode ser muito mais eficaz quando direcionado corretamente.

9. Monitorar resultados

Monitorar resultados do aplicativo

Quando o aplicativo está no mercado e o marketing do aplicativo está em andamento, isso não significa que seus esforços de marketing terminaram. Uma coisa que você deve fazer à medida que o lançamento avança é ficar de olho no seu KPI ou nos principais indicadores de desempenho.

Monitore de perto como as pessoas estão usando seu aplicativo, analise o feedback do usuário que está chegando e fique atento e responda a esse feedback. Resolva os bugs rapidamente, se encontrados e documentados, e certifique-se de que você permaneça tão comprometido com o aplicativo, após o lançamento, como era quando o desenvolvia. Um aplicativo útil ganhará mais apoio se os desenvolvedores se envolverem com os usuários e estabelecerem um relacionamento.

Ao mesmo tempo, você também deve monitorar as análises provenientes dos seus esforços de marketing. Se você perceber que algumas estratégias estão produzindo mais frutos do que outras, como vídeos, dedique mais esforços às que estão funcionando e comece a reduzir ou ajustar os planos menos eficazes.

10. Não se esqueça de SEO

Por último, mas certamente não menos importante, nunca esqueça o poder da boa otimização de mecanismos de pesquisa. As pessoas ainda usarão hashtags e mecanismos de pesquisa para encontrar mais informações sobre seu aplicativo. Tirar proveito de práticas fortes de SEO garantirá que, quando as pessoas estiverem tentando encontrar essas informações, possam obtê-las rapidamente. Isso se aplica à loja de aplicativos e a mecanismos de pesquisa gerais como o Google.

Você também deve aplicar o SEO aos seus esforços de marketing digital. Um bom SEO em artigos, vídeos, uso de meta-descrições, tags e outros identificadores ajudará seu aplicativo e seu marketing a serem mais visíveis e facilmente encontrados