O Guia do Iniciante para Marketing de Aplicativos Móveis

O Guia do Iniciante para Marketing de Aplicativos Móveis

Escrito em 21/03/2020
EDUARDO LEITE

O marketing de aplicativos para dispositivos móveis é essencial para as marcas que contam com a retenção e o engajamento dos usuários de aplicativos para apoiar suas metas de crescimento e marketing nos negócios, especialmente com o aumento da concorrência no mercado atual.

Com mais de quatro milhões de aplicativos disponíveis hoje entre o Google Play e as Apple App Stores, é seguro dizer que romper o barulho não é tarefa fácil.

A boa notícia é que hoje existem mais maneiras do que antes para sua visibilidade, conectar-se ao seu público e aumentar o ciclo de vida do seu aplicativo móvel.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o mundo do marketing de aplicativos para dispositivos móveis, os principais componentes da estratégia de marketing de aplicativos e como você pode começar hoje.

1. O que é marketing de aplicativos móveis?

O marketing de aplicativos para dispositivos móveis é uma publicidade no aplicativo que gera reconhecimento, instalação e crescimento diário de usuário ativo (DAU) e retenção de usuários.

No mercado de aplicativos atualmente lotado, o marketing de aplicativos para dispositivos móveis se tornou essencial para colocar seu aplicativo na frente do seu público-alvo para gerar downloads, usuários ativos e conversões no aplicativo para seus negócios.

Abra o Google Play ou a Apple App Store e você verá o porquê – há um número incontável de aplicativos concorrentes competindo por visibilidade.

anúncios de instalação de aplicativos de marketing de aplicativos para dispositivos móveis no google, facebook e apple app store

2. Otimização da App Store (ASO) e criativo para celular

A otimização da loja de aplicativos é semelhante ao “SEO de aplicativos para dispositivos móveis”, o que significa que você pode aumentar a classificação orgânica do seu aplicativo nas lojas de aplicativos da Apple e do Google Play com a estratégia certa.

Uma descrição otimizada e rica em palavras-chave do seu aplicativo e seus recursos é essencial para aumentar sua visibilidade, downloads e, eventualmente, subir nos rankings da loja de aplicativos.

“Quanto mais página envolvente e otimizada da loja de aplicativos você tiver, mais downloads e usuários seu aplicativo receberá. Os downloads afetam sua classificação orgânica, dando a você a chance de aumentar a classificação do seu aplicativo nas lojas do Google Play e da Apple App. ”

– Joe Douress , gerente sênior de SEO da Tinuiti

Como otimizar sua página da App Store (ASO) para obter mais downloads

Se você quiser aproveitar ao máximo o espaço real do seu aplicativo nas lojas do Google Play e da Apple App, será necessário otimizar as palavras-chave, o criativo e gerar o maior número possível de críticas positivas para sua listagem de aplicativos.

exemplo de otimização da loja de aplicativos

Você pode otimizar sua página da loja de aplicativos:

  • Escolhendo palavras-chave que melhor descrevem os recursos do seu aplicativo
  • Analisando os aplicativos dos concorrentes em busca de idéias
  • Usando quantas capturas de tela são permitidas em cada loja de aplicativos
  • Permitindo que os usuários classifiquem ou analisem seu aplicativo diretamente na interface no aplicativo

“A descoberta de um aplicativo pode ser um grande obstáculo para os profissionais de marketing, pois há muita concorrência no espaço. O ASO ajuda a melhorar a classificação e a visibilidade do seu aplicativo, colocando-o na frente dos usuários certos organicamente. ”

– Liz Emery, diretora de estratégia de aplicativos móveis da Tinuiti

3. Anúncios da Rede de Pesquisa da Apple (ASA)

Se o seu aplicativo não estiver classificado entre os dez primeiros para as palavras-chave de destino, você precisará de ajuda para direcionar o tráfego para que os usuários façam o download do aplicativo. E com ajuda, queremos dizer o uso de canais de publicidade pagos para aumentar a visibilidade e os downloads de aplicativos.

Os anúncios de pesquisa da Apple são uma das melhores maneiras de direcionar tráfego, instalações e aquisição de usuários para iOS.

otimização da loja de aplicativos apple search ads aso

Os anúncios podem aparecer em dispositivos iOS, ou seja, iPhones e iPads, e devem gerar receita de até  US $ 2 bilhões para a Apple até 2020 .

Hoje,  70%  dos visitantes da Apple Store usam a pesquisa para encontrar um aplicativo . Essa estatística pode ser ofuscada apenas pelo fato de os anúncios de pesquisa da Apple reivindicarem uma impressionante  taxa  média de conversão de 50% para downloads.

Os recursos dos anúncios de pesquisa da Apple incluem:

  • Crie diferentes “Conjuntos de criativos” para sua campanha para mostrar seu aplicativo em ação
  • Tipo de usuário e segmentação por palavra-chave
  • Rastreamento limitado (somente downloads)

4. Campanhas do Google App (Google AC, anteriormente Google UAC)

Assim como os anúncios de pesquisa da Apple, as campanhas do Google App (Google AC) permitem alcançar usuários do Android que navegam na Google Play Store.

campanhas de aplicativos do google

O que torna as Campanhas do Google App especiais é que não apenas você pode segmentar um público maior (todos os usuários do Android), mas também combinar o inventário de Pesquisa, Display e YouTube em uma única campanha, conhecida como Campanhas do Google App (anteriormente Campanhas do Google Universal App ou UAC )

É importante que marcas e profissionais de marketing prestem atenção ao Google AC agora mais do que nunca. Conforme descrito pelo eMarketer em 2019, pela primeira vez, os consumidores dos EUA passaram mais tempo usando seus dispositivos móveis do que assistindo TV, com smartphones dominando especificamente o tempo gasto. 

– Parker Brown, especialista em pesquisas pagas da Tinuiti

“Com as Campanhas de aplicativos do Google, os profissionais de marketing podem abrir a base de usuários de seus aplicativos a fontes adicionais de inventário e veicular em algumas redes exclusivas de aplicativos do Google, criando exposição e atividade diária adicionais em um espaço em que a maré ainda está claramente subindo. Além disso, o GAC permite que os profissionais de marketing aproveitem o aprendizado de máquina do Google para aprender mais sobre sua base de clientes e garantir que estejam direcionando usuários relevantes. ”

Os recursos da campanha do Google App incluem:

  • Acompanhamento pelo Google Play
    • Você só pode avaliar um “download” para Android via Google Play (nunca se sabe se o usuário abre o aplicativo). Nenhuma configuração necessária
  • Vinculando Google Play e Google AdWords
    • Pode medir eventos no aplicativo do Google Play
    • Pode medir a receita se estiver usando o Google Pay para compras no aplicativo
  • Usando um parceiro de avaliação móvel – de terceiros (atribuição verdadeira)
    • Acompanhar eventos pela primeira vez e no aplicativo

5. Medição e Fraude no Marketing de Aplicativos

Com muita frequência, os profissionais de marketing de aplicativos móveis se distraem com as instalações de aplicativos e esquecem o verdadeiro valor de impulsionar a atividade no aplicativo e o crescimento diário de usuários ativos (DAU).

Embora as instalações dos usuários sejam agradáveis ​​de se ver, elas não contarão muito se os próprios usuários não estiverem participando do seu aplicativo e contribuindo para suas metas de negócios.

Por que o rastreamento de terceiros (Mobile Measurement Partners) é essencial para rastrear o ROI do marketing de aplicativos?

Você quer ter uma estratégia que vá além da instalação e do rastreamento de eventos pós-instalação, para poder avaliar as atividades no aplicativo, como inscrições, pedidos iniciais, compradores recorrentes e muito mais.

Aqui está o porquê:

  • Uma boa parte dos usuários instala e nunca abre o aplicativo
    • No final do dia, seus clientes desejarão gastar dólares em canais que ajudam seus negócios
    • Uma instalação sem ação não contribui para isso
  • Acompanhamento de eventos de ação no aplicativo
    • Compreender as ações em um aplicativo, seja inscrição ou compra, ajuda a identificar usuários de qualidade
  • As taxas de fraude de aplicativos para dispositivos móveis estão dobrando
    • No primeiro trimestre de 2018, 7,3% das 3,4 bilhões de instalações de aplicativos e 350 bilhões de interações mostraram evidências de fraude
ANÁLISE DO GOOGLE PARA FIREBASE

O Google lançou recentemente o Google Analytics para Firebase , permitindo acompanhar o comportamento no aplicativo e as métricas de conversão, curso de google analytics pode ser interessante para você aprender analisar seu App.

O rastreamento de eventos no aplicativo permitirá que você otimize usuários reais que estão fazendo compras ou conversões para aumentar o valor da vida útil (LTV) e fazer o melhor uso dos dólares de marketing do aplicativo.

Concentre-se e reduza a fraude de anúncios para aplicativos para dispositivos móveis

A fraude é galopante no espaço de marketing de aplicativos e pode custar muito se você não for cuidadoso.

De acordo com um relatório de 2018 da eMarketer , a empresa de aplicativos móveis AppsFlyer descobriu que a fraude na instalação de aplicativos triplicou dentro de um período de 12 meses.

“Os fraudadores tornaram-se tão sofisticados que podem gerar essencialmente o máximo de fraudes que desejam, falsificando as instalações”, disse Shachar Guz, gerente de produto da AppsFlyer. “Eles aprenderam a invadir os SDKs expostos e a manipular o sistema imitando o comportamento real do usuário”.

crescente fraude no marketing de aplicativos para dispositivos móveis

Fonte: eMarketer

Então, como você pode garantir que não está desperdiçando dinheiro com anúncios ao ser vítima de fraudadores de anúncios de aplicativos?

A chave é encontrar e usar um parceiro de medição móvel (MMP) em que você possa confiar.

Um parceiro de avaliação móvel (MMP) é uma plataforma ou empresa terceirizada que permite avaliar a atribuição de seus objetivos de aplicativos, como instalações, atividades do usuário, conversões no aplicativo, etc. Trabalhe com seu MMP para garantir que você estão segmentando o público certo, pagando para usuários reais e acompanhando as métricas a jusante para verificar se você pode entender o desempenho das campanhas publicitárias de aplicativos para dispositivos móveis.

Considerações finais

O marketing de aplicativos é um canal relativamente novo que tem um enorme potencial para trazer visibilidade e aumentar o ciclo de vida do usuário do seu aplicativo, mas você precisa ter uma estratégia sólida antes de fazer o all-in.

  • Tenha metas claras para sua estratégia de marketing de aplicativos
  • Otimize sua página da loja de aplicativos para obter maior visibilidade e classificação de palavras-chave
  • Use canais pagos no Google, Facebook e Apple para direcionar tráfego para a página do seu aplicativo
  • Combate à fraude de aplicativos usando um MMP em que você pode confiar e acompanhando as métricas posteriores
  • Avalie mais do que apenas instalações com o acompanhamento de eventos pós-instalação